O título do
livro é uma referência a Del Amor y Otros Demónios, de Garcia Márquez,
sendo que, no meu conto, o que move os personagens é o desejo mais do que o
amor, pelo menos no sentido em que eu o concebo. As Partes
Sagradas foi-me inspirado por Vanity Fair, dos Mr. Bungle, um dos
inúmeros projectos paralelos do músico norte-americano Mike Patton, mais
conhecido como vocalista dos Faith No More. Na letra desta canção, há uma
referência à seita cristã Skoptsy, que existiu na Rússia e na Roménia desde
1711 até meados do século XX. A epígrafe remete para uma canção dos Interpol, C’mere. A crónica Bons
Rapazes, atribuída a John Vargas, é uma recordação de infância, uma
reencenação inconsciente de Lord of The Flies por um grupo de crianças
barreirenses nos anos oitenta. Anima Animus,
além de ser um conceito jungiano, é também o nome de um álbum dos The
Creatures, a banda de Siouxsie Sioux e Budgie, ambos dos Siouxsie and The
Banshees. Tchecov dizia que, quando uma arma aparece no primeiro acto de uma peça, ela será disparada no terceiro.
Foi esse o preceito que tentei seguir. O Instituto
revela-nos uma criatura baptizada de Berserker mantida em cativeiro no
Instituto MacLaren, a qual foi inspirada no Wendigo de Algernon
Blackwood, que, por sua vez, inspirou a criação de Ithaqua por parte de
August Derleth. The Day The
World Went Away, dos Nine Inch Nails, esteve na génese do conto O Dia em
que o Mundo se foi Embora. Uma forte constipação, que me roubou o sentido
do olfacto e o do paladar, e o efeito da altitude, ouvidos tapados e tonturas,
forneceram a matéria-prima. Memento Mori
traduz-se por “Lembra-te de que és mortal”. É uma história de fantasmas, sem
que nada de fantasmagórico ou assustador ocorra. Reconheço nela ecos das
leituras que fiz das Memórias Póstumas de Brás Cubas, do escritor
brasileiro Machado de Assis, e do filme Memento, de Christopher Nolan. As duas
histórias que compõem Jezebel acabaram por convergir acidentalmente,
apesar de terem sido escritas em ocasiões separadas, sendo que fui buscar a
história de Cesar e Rakel a uma notícia de jornal. Em A Lei de
Thalia, viajamos até uma Saint Paul distópica e pós-apocalíptica onde os
criminosos, e em particular os infanticidas, são obrigados a confrontar os
familiares das suas vítimas num exercício extremo de justiça restaurativa. Mr. Butterfly foi
parcialmente inspirado em M. Butterfly, um filme de 1993 realizado
por David Cronenberg e adaptado da peça homónima escrita pelo dramaturgo
sino-americano David Henry Hwang, o qual se baseou na história real do
diplomata Bernard Boursicot e Shi Pei Pu, um cantor da ópera de Pequim, ambos
condenados por espionagem pelo governo francês nos anos 80. No filme, René
Gallimard (Jeremy Irons) apaixona-se pela cantora Song Liling (John Lone),
alheio ao facto de que, na tradicional ópera chinesa, todos os papéis serem
interpretados por homens. Descoberto o logro (que incluiu o «nascimento» de uma
criança de olhos rasgados e cabelos loiros), Gallimard é preso por crimes de
espionagem e torna-se alvo de chacota em toda a França. Na prisão, recupera por
instantes a mulher que ama, encenando a sua trágica transformação em Madame
Butterfly, momentos antes de tirar a própria vida com um fragmento de espelho.
Em Mr. Butterfly, o catalisador da metamorfose não é a perda da
mulher amada, mas sim a sua descoberta. Aprisionado na sua indefinição,
Christian Sands encontra em Patricia Kane a razão para se transformar naquilo
que, potencialmente, já seria. O nome do protagonista foi tomado de empréstimo
da faixa Christiansands de Tricky, do seu álbum de 1996, Pre-Millenium
Tension. A epígrafe foi retirada de I Would for You, do
álbum Hesitation Marks, dos Nine Inch Nails. A designação Gatherer
Of Data remete para o álbum Desensitized dos
Pitchshifter, lançado em 1993.Cadernos de
Saint Paul apresenta um excerto do diário do escritor Tony Dornbusch e foi
construído à volta da noção de partenogénese, ou seja, a reprodução assexuada
ou nascimento virgem. De salientar que, a ser possível a sua ocorrência em
seres humanos, o ser resultante seria sempre do sexo feminino e, tirando
algumas alterações genéticas, muito parecido com a progenitora.
ANTÓNIO BIZARRO
ANTÓNIO BIZARRO
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