Acerca de 'O Longo Caminho de Regresso'

O conto que dá o nome a este livro tomou de empréstimo parte da letra da canção Evil, dos Interpol. Nele, acompanhamos o escritor Tony Dornbusch na sua busca de respostas por parte do seu pai, cuja ausência determinou de forma insuspeita o rumo da sua existência.
     Em O Complexo de Siobhan, somos apresentados a Tony Dornbusch, o qual, não sendo um alter-ego de António Bizarro per se, é talvez uma projecção autobiográfica muito próxima da caricatura. Ao escritor de Saint Paul, é-lhe narrada a história de um assassino intra-uterino.
     N’As Luzes Negras da Cidade, o protagonista é confrontado com o seu passado e com o futuro da Humanidade em simultâneo. A inspiração surgiu do texto que se lhe segue, Akasha, e do artigo atribuído ao Dr. Mallory, Singularidade Tecnológica, que acabou incorporado no conto.
     Ivan, o Terrível era uma história dentro de outra história que acabou por se autonomizar. É um confronto entre o Bem e o Mal, em que o pequeno Ivan, qual David, derrota o seu Golias com o poder da sua jovem mente, inspirado por Sun Tzu e Maquiavel.  
     Estrela da Manhã narra a imersão de Tony Dornbusch no underground artístico de Saint Paul.  
     Faux Pas é um nano-conto inspirado em Conditions of My Parole, uma faixa dos Puscifer, o projecto paralelo do frontman dos Tool, Maynard James Keenan.  
     Johanna e os Demónios baseia-se numa situação real que ocorreu em Portugal, no ano de 1933, numa aldeia que ficou tristemente conhecida pelo epónimo sinistro de ‘Mataqueima’ (muito antes de mim, Bernardo Santareno baseou-se nos mesmo acontecimentos para escrever O Crime de Aldeia Velha, livro que daria origem ao filme homónimo.) 
     A Comédia Humana é baseada numa figura real que viveu no Barreiro nos anos oitenta e noventa, no auge do tráfico e do consumo de heroína. O indivíduo em questão era frequentemente tido como morto, ressurgindo sempre num estado ainda mais decadente do que antes.  
     Ruínas Futuras foi-me sugerido pela canção Die Befindlichkeit des Landes, dos Einsturzende Neubauten e, em especial, por The Dead Zone, de Stephen King, por via do filme homónimo de David Cronenberg, com a diferença de que, na minha história, o protagonista não pode fazer nada para evitar a extinção da Humanidade.  
     Ergástulo toma o nome de uma faixa do Álbum Negro, dos Bizarra Locomotiva, e foi parcialmente inspirado pelas cenas finais do filme argentino El Secreto de Sus Ojos de Juan José Campanella, por sua vez, baseado no livro de Eduardo Sacheri.
     O título Visões/Ficções fui buscá-lo à canção de António Variações, Visões-Ficções (Nostradamus), que acabou por influenciar retroactivamente o conto anterior. O artigo assinado por Tony Dornbusch ilustra algumas das razões pelas quais escrevo ficção.

ANTÓNIO BIZARRO

Sem comentários:

Enviar um comentário